1. O QUE É CORTE À PLASMA?
O corte à plasma consiste num processo de moderna tecnologia utilizada para realizar cortes em todos os materiais eletro-condutores. Desta forma, é empregado em aço carbono, inox , alumínio e qualquer outro metal condutor.
2. COMO FUNCIONA O CORTE À PLASMA?
O material a ser cortado é fixado , o bico da tocha é posicionado na vertical em relação à peça de trabalho e começa o corte pela perfuração do material , utilizando um arco elétrico concentrado que derrete o material através de um feixe de luz de alta temperatura.
3. QUAL A PRINCIPAL INDICAÇÃO PARA O CORTE À PLASMA?
✔️ Tem-se um ótimo custo benefício em chapas de espessuras mais finas.
✔️ Corta Inox e alumínio de grande espessura.
✔️ Velocidade de corte é mais rápida que o oxicorte .
4. QUAIS AS VANTAGENS DO CORTE À PLASMA EM RELAÇÃO AO OXICORTE ?
✔️ Corta maior variedade de materiais, como aço carbono, aço inox e alumínio;
✔️ Apresenta melhor qualidade e acabamento no corte.
✔️ Velocidade mais rápida que o oxicorte.
5. COMO ACONTECE O ARCO DE PLASMA?
Para acontecer o corte à plasma , é necessário uma fonte geradora de energia alimentada por eletricidade, gás para gerar a temperatura da chama, uma tocha plasma , um grampo terra para fechar o circuito elétrico e, claro, a peça de trabalho.
6. QUAIS OS GASES QUE ENVOLVEM O CORTE À PLASMA ?
Ar comprimido, nitrogênio, oxigênio ou argônio/hidrogênio, usados para cortar aços de liga leve e alta liga, alumínio, cobre e outros metais e ligas.
7. COMO OCORRE A VARIAÇÃO DO CORTE À PLASMA?
O corte plasma é feito através de um bico com um orifício para comprimir o gás ionizado em alta temperatura até que seja utilizado para o corte do aço .
Ao entrar em contato com o metal, o arco plasma o derrete ao mesmo tempo em que a alta velocidade do gás remove o material derretido, fazendo um corte preciso e limpo.
Esses três elementos abaixo precisam ser muito bem controlados para obter o perfeito rendimento no corte , que são :
✔️ O tipo de gás de corte; Diferentes tipos de gases são utilizados no corte à plasma em diferentes tipos de aço e espessuras.
✔️ O diâmetro do bocal (bico de corte);
Quando usado uma baixa vazão de gás, o jato de plasma apresenta alta temperatura e concentra grande quantidade de calor na superfície.
A formação do arco de plasma começa quando um gás, como oxigênio, nitrogênio, argônio ou ar comprimido, é empurrado para dentro do orifício do bico da tocha. Um arco elétrico gerado por uma fonte de energia externa é então introduzido nesse fluxo de gás sob alta pressão, chamado de “jato de plasma”.
Ao contrário, se a vazão de gás é aumentada, a velocidade do jato de plasma é tão grande que empurra o metal fundido através da peça de trabalho, chegando ao corte do material.
O plasma atinge imediatamente temperaturas de até 22.000ºC, perfurando peças rapidamente (trabalhando) e soprando o material fundido.
8. QUAL A DIFERENÇA ENTRE OXICORTE E CORTE À PLASMA?
O oxicorte só corta chapas de aço carbono (metais ferrosos) e é mais vantajoso para cortar chapas de maior espessura . O corte à plasma corta materiais ferrosos e não ferrosos, incluindo a aço carbono, inox e alumínio. É mais indicado e vantajoso dispondo de cortes rápidos e precisos em chapas finas a partir de 1,5”.
9. O QUE É CORTE À PLASMA DE ALTA DEFINIÇÃO?
O corte a plasma de alta definição, é uma das novas tecnologias , que ao contrário do método tradicional, conta com um bico plasma de menor dimensão e mais preciso para a saída do jato de plasma. E o resultado é mais precisão no corte.
10. QUAIS AS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES ESPERADAS NO CORTE À PLASMA DE ALTA DEFINIÇÃO?
✔️ Maior desempenho e velocidade no corte ;
✔️ Maior resistência;
✔️ Maior vida útil do bico plasma.
11. QUAL A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE O CORTE À PLASMA DE ALTA DEFINIÇÃO E O CONVENCIONAL?
O corte à plasma em alta definição é extremamente versátil no corte das chapas de metal em diferentes formatos e com grande precisão.
E uma das principais diferenças entre um corte convencional e o corte de alta definição é o acabamento final da peça , muito mais preciso .
12. QUAIS OS PRINCIPAIS SEGMENTOS INDUSTRIAIS QUE ADOTAM O CORTE À PLASMA?
Esse tipo de corte pode ser aplicado em diversos tipos de indústrias, como a indústria siderúrgica, automotiva, agrícola, ferroviária , construção civil, entre outras.
13. QUAL A FUNÇÃO DO OPERADOR DE PLASMA ?
Prepara, regula , opera máquina de corte e e aplica os procedimentos de segurança.
14. CONHEÇA MAIS SOBRE OS SERVIÇOS DO GRUPO BOTAM
O GRUPO BOTAM , além dos serviços de corte à plasma de alta precisão , conta com corte à laser , oxicorte, dobradeiras CNC , amplo setor de solda, calandra e caldeiraria .
Um dos diferenciais do Grupo BOTAM está na equipe totalmente qualificada, na certificação ISO 9001:2015, na precisão, agilidade e qualidade, garantindo sempre o melhor acabamento das peças para com os projetos apresentados por cada cliente.
O Grupo BOTAM conta com departamento técnico e engenharia para a devida orientação do projeto desde o orçamento até a entrega final do produto.
Encaminhe os suas solicitações para o e-mail:
Contamos tambem com a fabricacao de completa linha de telhas Metálicas em diversos modelos e espessuras . Saiba mais clicando aqui ▶️
Por Emerson Botam
Diretor Industrial Grupo Botam
Comments