top of page
  • Writer's pictureComercial Grupo Botam

CORTE À LASER: PRINCIPAIS DÚVIDAS



As máquinas de corte à laser chegaram com mais inovação , velocidade e precisão ao mercado e revolucionaram as possibilidades das metalúrgicas em trabalhar com geometrias.


Segue abaixo algumas das principais dúvidas sobre o processo de corte à laser no mercado:



O que é Corte à Laser?


A potência laser se concentra em um ponto com menos de meio milímetro de diâmetro e o raio laser faz seu trabalho sem qualquer tipo de contato com a chapa, não causando desgaste e deformações no acabamento da peça.






Como é feito o corte à Laser ?


Para que o corte seja executado, um gerador de alta potência produz um raio que é movimentado até a cabeça de corte, direcionando o feixe de laser através de um caminho óptico (espelhos ajustáveis). Esse raio, que até então apresentava uma baixa densidade de energia, atravessa uma lente de foco que ajusta a intensidade e o tamanho do feixe. Chegando ao cabeçote da máquina, a luz é direcionada através de lentes por um único ponto. Este direcionamento da luz (laser), acontece em um diâmetro menor que 0,25mm.

O feixe focado começa a gerar uma alta densidade de energia sendo direcionado para o material a ser trabalhado. Assim é efetuado o corte. Essa densidade energética do feixe é tão forte que “derrete” o material de forma precisa na linha de corte. Em alguns milésimos de segundo a máquina de corte a laser executa o corte ou furação.





Quais as vantagens do corte à Laser?


O corte à laser é o processo mais avançado para cortes térmicos, entre as vantagens estão a:

  • economia;

  • precisão com acabamento perfeito;

  • qualidade superior;

  • pouca perda de material;

  • corte de figuras complexas sem distorções , sem desgaste da ferramenta,

  • programação flexível ;

  • agilidade na produção,

  • pouco barulho ;

  • execução com precisão em projetos complexos, com diversos detalhes e ângulos.



Qual o valor do corte à Laser?


O custo principal do corte a laser baseia-se no tempo necessário para cortar as peças. Portanto para chegarmos no valor , primeiro precisamos entender a geometria a ser cortada e todas as suas características , e isto depende principalmente do tipo de material de corte, tamanho, quantidade de furos, espessura: tudo isso mudará o tempo de corte das peças. Por isso, é importante que seja feita uma análise personalizada pela nossa equipe de acordo com o projeto de cada cliente.



Que materiais podem ser processados?


Uma das principais vantagens deste processo é a sua extrema versatilidade em processar diferentes materiais. Os mais comuns são:

Aços Carbono – Aços Galvanizados – Aços Inoxidáveis – Alumínio e suas ligas – Titânio – Plásticos e Acrílicos – Borrachas e Compósitos – Madeira – Papel, Couro e Tecidos – Vidros e Quartzo


O GRUPO BOTAM apresenta máquinas capazes de cortar metal com a mais avançada tecnologia.

Temos o aço carbono, alumínio e inox como os mais recorrentes de serviços.



Qual a precisão do corte à Laser?


A maioria dos cortadores de laser modernos podem alcançar a precisão de 0,1 mm e cortar a velocidades de até 25 mm por minuto.



O GRUPO BOTAM apresenta o corte eficiente de metais e chapas de aço que variam de 0,5 mm a 19 mm de espessura.





Nossa linha de produção à Laser está equipada com oito máquinas de corte à Laser de alta definição. Equipamentos de ponta com uma fonte de 6.000 W e capacidade para cortar chapas de até 19 mm em ALTA DEFINIÇÃO!

Além de modernas máquinas de corte à laser, o GRUPO BOTAM , conta com as mais avançadas máquinas de Corte à Plasma, Dobradeiras CNC, Oxicorte, Solda e Caldeiraria, sempre com garantia de precisão, agilidade e qualidade .


O GRUPO BOTAM conta com departamento técnico e engenharia para a devida orientação do projeto desde o orçamento até a entrega final do produto.



Encaminhe suas dúvidas para o e-mail: botam@botam.com.br

Nossa equipe está pronta para realizar o seu pedido personalizado, com maior Precisão, Agilidade e Performance!





Comments


bottom of page