top of page
  • Writer's pictureComercial Grupo Botam

Curiosidades do aço



Desenvolvido a partir do ferro e carbono, o aço é uma liga metálica muito utilizada em todo o mundo. É um material extremamente versátil que possibilita aplicações em inúmeras situações, garantindo resistência e segurança.


Ele pode ser utilizado em diversas aplicações, incluindo :


  • agronegócio;

  • arquitetura ;

  • construção civil;

  • setor ferroviário;

  • setor automobilístico;

  • transporte e logística;

  • utensílios domésticos;

  • equipamentos náuticos entre outros.




Chapas de aço
Chapas de aço Botam


Quer conhecer melhor o aço e suas curiosidades? Acompanhe a seguir:


 


 

1.Aço : Um dos elementos mais utilizados desde a antiguidade

Informações históricas indicam que o aço já era utilizado pelas civilizações do antigo Egito. De acordo com informações colhidas por historiadores e antropólogos, materiais de combate, como facas, lanças e espadas, eram produzidos em aço e misturados a outros elementos para ficar mais resistente, criando armas mais poderosas.


Foice da antiguidade



2.O aço inox foi inventado por acaso

Em 1907, o inglês Harry Brearley trabalhava em um laboratório para as companhias de aço da cidade de Sheffield. Os fabricantes de armas haviam pedido que ele criasse uma liga mais resistente ao desgaste, pois o interior dos canos das armas se esfarelava com a explosão interna dos gases. Brearley misturou metais em diversas doses até notar que uma certa liga não sofria corrosão por oxigênio, ou seja, não enferrujava. O objetivo dele não era criar um aço com essa característica, mas o pesquisador achou aquilo intrigante e mudou os rumos da sua experiência. Finalmente, ele chegou à combinação de aço com 12% de cromo, liga que enferrujava muito mais lentamente que o aço comum – que, por sua vez, nada mais é que um ferro purificado e mais resistente. Os átomos de cromo, assim como os de ferro, se oxidam em contato com o ar.




3.O aço é totalmente reciclável 

O aço é um material 100% reciclável e pode ser reciclado infinitas vezes sem perder qualidade . Além disso, o aço é muito utilizado em diversas aplicações, pois se harmoniza com todos os materiais. Ecologicamente correto e compatível com todos os outros materiais , o aço está presente em praticamente todas as construções brasileiras.

Dessa forma, a reciclagem do aço é essencial para construirmos juntos um futuro mais sustentável. Mas para que isso aconteça, cada um deve fazer a sua parte.


Reciclável



4. Eficiente na economia de energia

Sua capacidade de isolamento e baixa inércia térmica conferem ao aço a capacidade de economizar energia em muitas utilizações. Por isso, diversos segmentos industriais fazem uso dele.


Economia de energia



5. O aço é utilizado para medir os índices de crescimento econômico

Muitos índices de crescimento e desenvolvimento econômico se baseiam na produção de aço. Isso acontece porque a fabricação desse elemento avalia a infraestrutura e economia de um país. Dessa forma, os resultados da siderurgia equivalem a um termômetro para diversos setores devido às exportações, consideradas um índice na classificação econômica mundial.



Índice de crescimento econômico



6. O aço não degrada o meio ambiente

Considerado uma das principais descobertas do setor da mineração, o aço é amigo da natureza e é fundamental nos tempos atuais.

Embalagens de aço se degradam em apenas cinco anos. Isso acontece devido à sua oxidação, porém, equipamentos e produtos confeccionados com aço voltam a seu estágio inicial de óxido de ferro, voltando à forma da matéria-prima que lhes deu origem.


Preservação do meio ambiente



7. Volta à sua forma original em pouco tempo

Em cinco anos. Este é o tempo que o aço, quando devolvido à natureza, enferruja e retorna à sua forma original, minério de ferro, não degradando o solo e não prejudicando o meio ambiente.


Ferrugem



8. Ainda mais resistência

O aço zincado também é muito utilizado em superfícies mais expostas, pois oferece ainda mais proteção contra as mudanças climáticas.



Corte de aço



9. Proteção contra agressões e contaminações

Embalagens feitas de aço oferecem proteção eficiente contra a luz, bactérias e vírus, além de outros predadores naturais como os insetos. No entanto, o aço também oferece uma proteção mecânica quando acondiciona outros elementos: é resistente a quedas e choques em transporte, por exemplo.


Embalagem de aço



10. É o mais versátil dos elementos de longa duração

O aço é tão versátil que é utilizado de diversas formas em praticamente todos os segmentos industriais: desde construções até brinquedos.



Aço na construção civil


11. Telhados de aço pesam menos do que telhados de madeira

A busca por empreendimentos mais sustentáveis tem feito com que profissionais da construção optem por perfis de aço Galvalume . Além de atender a um padrão ecológico, a escolha contribui para uma montagem muito mais rápida e fácil e econômica.



Telha de aço Galvalume


12. A Torre Eiffel é mais alta no verão do que no inverno

A torre possui mais de 10 mil toneladas de ferro em sua estrutura, por isso, durante o verão, as altas temperaturas fazem o ferro se dilatar. Essa dilatação faz com que a estrutura da torre se expanda. No verão ela fica cerca de 15 centímetros mais alta do que no inverno .

Ela tem em média 324 metros.



Torre Eiffel


13. Primeiro carro de aço

O primeiro carro de aço foi feito em 1918. A resistência do aço, inclusive, faz com que os cintos de segurança mantenham o material até hoje, já que suportam colisões de alto impacto.


Carro de 1.918


14. Aço na ponte Rio-Niterói

A ponte Rio-Niterói é uma das maiores do mundo, a maior do Brasil e um marco da engenharia brasileira.

A estrutura de aço foi feita na Inglaterra e chegou ao Brasil por transporte marítimo. São 72m de altura e 13.290m de comprimento, pesando cerca de 13 mil toneladas .


Ponte Rio Niterói

 


 15. O Brasil possui o maior parque industrial de aço da América do Sul,

O Brasil tem o maior parque industrial de aço da América do Sul, constituído por 30 usinas (15 integradas e 15 semi-integradas). A capacidade instalada atual da indústria é de 50,3 milhões de toneladas de aço bruto por ano.




16. Dia 9 de abril é comemorado o dia nacional do aço.

A instituição do Dia do Aço no Brasil surgiu em homenagem a criação da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, em 9 de abril de 1941, a partir do Decreto de lei nº 3.002, de 30 de janeiro de 1941, sancionado por Getúlio Vargas.

A CSN é considerada a maior siderúrgica da América Latina e uma das maiores do mundo.


Aço


17. O aço é mais resistente que o ferro

O aço é incomparável em termos de resistência. É mais forte que o ferro e tem um nível mais alto de densidade. Devido a essa força e versatilidade, o aço é muito popular em projetos de construção de edifícios, casas e linhas ferroviárias.

 

Aço resistente



18. A China é o maior produtor de aço do mundo

A China é o país que mais produz aço no mundo, representando 53% do aço mundial; ou seja, a China fabrica mais aço do que todos os outros países juntos.

Em 2022 o país asiático produziu 1,01 bilhão de toneladas de aço, segundo relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento da Indústria Metalúrgica da China (MPI).


China maior produtor de aço



19. O Brasil ocupa a 9ª posição do ranking dos países que mais produzem aço no mundo

De acordo com o ranking produzido pela World Steel Association, uma das maiores e mais dinâmicas associações industriais do mundo, o Brasil ocupa a 9ª posição do ranking dos países que mais produzem aço no mundo.

Segundo o Instituto Aço Brasil, somente no último ano produzimos cerca de 36,2 milhões de toneladas, aproximadamente 3% do aço existente em todo o planeta.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Aço Brasil, ao longo do mês de janeiro de 2023 a produção brasileira de aço bruto foi de 2,8 milhões de toneladas.


Bobinas de aço


Todos os produtos do Grupo Botam passam pelos controles mais rígidos de qualidade, garantindo aos clientes segurança completa em seus projetos. Os produtos são fabricados com as melhores matérias primas do mercado, assegurando um excelente nível de qualidade.



Caldeiraria Botam



Nosso mercado de atuação abrange, especialmente, os setores de energia, agrícolas , metalúrgicas , telecomunicações, automotivos, ferroviários, linha branca, linha amarela, setor naval, além de outros.




Telha trapézio preta Botam


Frota própria garante a entrega rápida em todo o Brasil

O Grupo Botam garante aos clientes, a entrega rápida dos produtos e serviços , mantendo uma frota própria e especializada , atendendo sempre dentro do prazo combinado.




ISO 9001:2015


📞1934477500



Localização Botam

Comments


bottom of page