top of page
  • Writer's pictureComercial Grupo Botam

QUAL A FUNÇÃO DO AUDITOR INTERNO?


Saiba um pouco mais sobre a importância do Auditor Interno de Qualidade para a empresa


Como sabemos a certificação de qualidade de uma empresa representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores.



A auditoria interna de qualidade é uma etapa crucial para empresas que passam por auditorias externas anualmente.


A auditoria interna está na ISO 9001:2015. A organização deve, periodicamente, fazê-la, a fim de determinar se seu SGQ ( Sistema de Gestão de Qualidade) está conforme com os requisitos que a Norma e a própria empresa estabelecem para a qualidade, bem como se ele está implementado e mantido com eficácia.

O objetivo da ISO 9001:2015 é que a empresa conheça o seu sistema de gestão da qualidade e que busque melhorias contínuas .

Através da auditoria interna a empresa pode utilizar-se de ferramentas para identificar pontos que precisam ser corrigidos e melhorados no sistema.


O auditor interno faz parte do quadro de colaboradores e sua função é analisar minuciosamente os mais variados procedimentos e práticas realizados no dia a dia da empresa. Auditores internos observam, questionam, checam , propõem alterações e procedimentos no sistema.

É um trabalho que resulta em análises, relatórios e recomendações , oferecendo uma visão detalhada de falhas ou oportunidades de melhorias dos setores examinados à liderança da empresa.





Auditorias internas podem, por exemplo, identificar falhas em sistemas de controle de qualidade que estejam comprometendo a garantia de produtos; verificar se os colaboradores estão cientes da política da qualidade e como isso afeta (positiva ou negativamente) a rotina de trabalho; promover a chance de antecipar possíveis não conformidades , encontrar erros e melhorar a qualidade dos processos antes da auditoria externa.


As auditorias (sejam elas internas ou externas) são de extrema importância para promover a melhoria continua. Com elas é possível fazer uma avaliação geral da empresa, e melhorar os pontos que precisam de ajustes.


Como a função de auditores internos, é também avaliar o trabalho de outros colaboradores da equipe, saber exercer essas atividades dentro de um clima de parceria e colaboração torna o processo muito mais tranquilo e eficaz para todos.

Os trabalhos de cada departamento devem ser revisados com transparência, estimulando que cada colaborador desempenhe suas atividades dentro dos parâmetros da empresa. Esse trabalho em equipe garante que a empresa caminhe para os mais altos padrões de qualidade em todas as suas operações.



Precisamos nos certificar para buscar excelência, e não sermos excelentes em buscar certificações.



Para desempenhar suas funções de auditor interno com qualidade, é fundamental continuar sempre estudando e participando de treinamentos para atualizar-se sobre possíveis alterações feitas nas normas, certificações e na legislação.


O Grupo Botam , que está sempre atualizando seus colaboradores , oferece treinamentos constantes de capacitação e aperfeiçoamento para a equipe .

Concluído com sucesso , compartilhamos nosso último treinamento de capacitação de Auditor Interno de Qualidade promovido pelo setor de treinamento da empresa e

ministrado por Alex Lima - G & L Consultores e Serviços.

Parabéns e boas vindas aos novos auditores internos de qualidade Iso 9001:2015 .




Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page