top of page
  • Writer's pictureComercial Grupo Botam

COMO ESCOLHER A TELHA IDEAL?





COMO ESCOLHER A TELHA IDEAL ?


Como escolher o modelo ideal para a sua obra?

Confira abaixo um pouco dos modelos , espessuras e tipos disponíveis no mercado !




QUAL MELHOR MATERIAL PARA TELHAS METÁLICAS?


As telhas metálicas com aço galvalume são as de melhor qualidade e resistência em comparação com as galvanizadas . Apresentam na composição, três camadas de materiais diferentes (55% de Alumínio, 43,5% de Zinco e o restante de Silício) . Além disso de garantem até duas vezes mais durabilidade e resistência que as telhas galvanizadas comuns , (revestimento apenas de zinco), propensas à corrosão .







MODELOS DAS TELHAS METÁLICAS



Telhas simples


As telhas simples são aquelas compostas por apenas uma chapa.

Uma das principais características das telhas metálicas simples é a versatilidade . Elas são ideais para fachadas, coberturas, e fechamentos laterais .

Apesar de serem mais utilizadas em grandes edificações, também podem ser inseridas num projeto residêncial.

As telhas simples metálicas são leves, resistentes e extremamente duráveis, além de possuírem bom custo-benefício. Além disso, são de fácil instalação e praticamente não necessitam de manutenção. .





Telhas Termoacústicas


São formadas por duas chapas metálicas de aço Galvalume com uma camada de isolante térmico entre as duas chapas, que pode ser de poliestireno expandido(EPS), poliuretano, lã mineral . Por isso, são conhecidas popularmente como “telhas sanduíche”. 

Apresentam ótimo isolamento térmico e acústico , uma vez que o material isolante é responsável em manter os ambientes internos com temperaturas agradáveis e por diminuir barulhos e ruídos externos .

Esse modelo pode ser utilizado em pequenas e grandes construções .


Telhas Termoacústicas



Quais as vantagens das telhas termoacústicas?

As telhas Termoacústicas ( sanduíche) oferecem benefícios que podem fazer a diferença no projeto final .

Abaixo, seguem as principais vantagens:

→ Redução do ruído externo:

Redução de 20 a 40dB da captação do som externo. Isso se deve às propriedades físicas do isolante.

→ Excelente isolamento térmico e menor consumo de energia:

Esse tipo de telha consegue diminuir a troca de calor entre os ambientes externos e internos externo e interno. Consequentemente você terá menos gasto de energia com aparelhos de ar-condicionado.

→ Impermeáveis:

Esse tipo de telha não absorve água, por ser de aço Galvalume , prevenindo infiltrações. O modelo também não sofre com corrosões, quando produzida com o aço Galvalume AZ 150.



TIPOS DE TELHAS METÁLICAS



Telhas onduladas

As telhas onduladas possuem no seu formato ondas senoidais, sem trechos planos.

Também apresentam grande versatilidade para coberturas comerciais e industriais, principalmente quando a cobertura é em arco, já que ela pode ser arqueada, adaptando-se à curvatura do telhado. São muito úteis também em fechamentos laterais em obras de qualquer porte.


Telha Ondulada 17

Telhas trapezoidais

Telhas Trapezoidais são telhas com formato de trapézio. Esse modelo de telha apresenta uma grande diversidade de tipos, com alturas diferentes do trapézio, cada um deles próprio para determinada cobertura e estilo.

São muito utilizadas em casas, comércios e indústrias .

Telha Trapézio

Também é possível utilizar a telha metálica trapezoidal para fechamentos laterais ou até mesmo em fachadas, como no exemplo abaixo.



Fachada de galpão

Esse tipo de telha pode ser aplicado na decoração de ambientes. No projeto abaixo, a telha trapezoidal preta trouxe estilo para a sala de tv.



Painel de telha trapézio



Telhas coloridas

Se você busca um visual mais elaborado, aposte nas telhas metálicas coloridas com pintura eletrostática.

Você encontra toda a diversidade de tons ( branco, preto, vermelho, cerâmica , cinza, bege, amarelo, verde, entre outras) .

Mas um ponto importante é que a pintura deve ser eletrostática , durante a fabricacão , aplicada de maneira uniforme, sem risco de descascar e sair com o passar do tempo. 


Telha ondulada com pintura eletrostática


TELHAS TRANSLÚCIDAS


A telha translúcida também é uma opção bastante encontrada no mercado. Nesse caso, ela é fabricada com policarbonato e é indicada para criar uma fonte de iluminação natural .

Geralmente podemos intercalar algumas telhas Translúcidas com as metálicas , promovendo a iluminação natural à grandes galpões ou garagens.


Telhas Translúcidas



CUIDADOS ANTES DE COMPRAR SUAS TELHAS



✔️Confira a procedência ( composição ) dos materiais e como eles são produzidos. 


✔️As telhas de melhor qualidade são fabricadas com aço galvalume AZM 150. Peça sempre por AZM 150 e não aceite material inferior. Solicite o certificado do material .


✔️Conforme a NBR (Norma Brasileira) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o revestimento da telha galvalume sem pintura deve ser, no mínimo, de 150 gramas por metro quadrado, tomando como referência a chapa AZM 150.


✔️Cuidado com produtos de baixa qualidade que apresentam camadas menores de proteção, podendo comprometer sua cobertura fica . É sempre importante verificar se o fornecedor da telha é certificado pela ABNT.




Qual a espessura ideal da telha ?


As telhas podem ser produzidas com chapas de diferentes espessuras. Quanto mais grossa, maior sua resistência.



A chapa 28, ou com espessura de 0,43mm, é a mais utilizada e com melhor custo benefício do mercado.




CORES DAS TELHAS


Se você optar por um acabamento colorido, encontrará um grande leque de tonalidades, como branca, cerâmica, cinza, verde, azul, vermelho, amarelo, bege, marrom, preto etc. 

Lembramos que a cor deve ser escolhida no ato da compra e o processo de pintura ocorre durante a fabricação das telhas em pintura eletrostática a pó, o que garante uma tinta resistente e de uma beleza singular. 


Telha com pintura branca eletrostática

VANTAGENS EM UTILIZAR TELHAS METÁLICAS



  • Podem ser usadas nos mais diversos tipos de projetos ;

  • Não necessitam de manutenção;

  • São de facil e rápida instalação ; 

  • Apresentam grande resistência e durabilidade;

  • Proporcionam maior conforto térmico e acústico , quando fabricadas no modelo Termoacústicas;

  • As telhas metálicas são, ainda, feitas sob medida. Assim, você compra na medida exata de acordo com seu projeto.






Fechamento lateral


コメント


bottom of page